Introdução
A Aurora-ABTAA que tem como missão contribuir para a normatização, o aprofundamento e a divulgação da TA, assim como reconhecer e respaldar o profissional no exercício de sua atividade, assume, como as outras associações antroposóficas o fazem, a formação de terapeutas.
A Terapia Artística Antroposófica está vinculada à Sessão Médica do Goetheanum em Dornach e também no Brasil.
A Terapia Artística Antroposófica tem ganhado cada vez mais espaço na área da saúde. Hoje além dos terapeutas atuarem no setor privado (atendimentos individuais e em grupos e em diferentes especializações) estão inseridos também no programa PICS – Práticas Integrativas e Complementares que faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, como parte integrante da Medicina Antroposófica.
Importante salientar que formamos terapeutas, visando ampliar o número de profissionais que possam atuar na área da saúde. Não é um curso para autodesenvolvimento.
Após 8 anos sem ter uma Escola em São Paulo, surge um novo impulso. O Conselho Consultivo da Aurora assume a responsabilidade, que teve como objetivo, além de atender aos interessados que aguardavam esta oportunidade; oferecer uma formação em terapia artística fundamentada na metodologia desenvolvida por Margarethe Hauschka.
Fizeram parte da implementação da iniciativa: Presidente da Aurora-Abtaa: Mary Porto; Coordenadores Pedagógicos: Vera Orgolini, Helena Urben e Cláudia Ota; Administração Financeira: Gisela Heise.
A Turma I da Formação em Terapia Artística Antroposófica promovida pela Aurora-Associação Brasileira de Terapeutas Artísticos Antroposóficos teve início em agosto de 2018.
Assim surge TORÉ – Formação em TAA, que seguindo as diretrizes da Sessão Médica do Goetheanum em Dornach – Suíça, e das instituições IFAT (Federação das Associações) e iARTE ( Associação Internacional das Formações), cumpre com as normas estipuladas pelas organizações antroposóficas internacionais e atende às necessidades brasileiras.
Estamos localizados num lugar aprazível na zona sul de São Paulo, com amplo atelier para atividades artísticas.
Local fácil de estacionar e próximo ao metrô. Devido a situação atual as aulas serão online e presenciais, respeitando as normas de segurança da ANVISA.
As aulas ocorrem uma vez por mês, de 4ª feira à sábado das 8h30 às 18h e aos domingos das 8h30 às 12h30. São 40 módulos (4 anos), adaptáveis de acordo com a situação que se apresentar a pandemia.
Temos como requisitos para participar da Formação: idade 24 anos e curso superior de qualquer área.
Cada módulo presencial deve ter carga horária de 40h/aula, sendo distribuídas em aulas práticas e teóricas ministradas por terapeutas artísticos,
além de médicos, pedagogos sociais, consultores, músicos, euritmistas.
A partir do 2º ano de curso tem início trabalhos voluntários e a partir do 3º ano desenvolvimento de projetos sociais. Após a realização desses projetos
os alunos iniciam os estágios supervisionados.
No último ano, para a conclusão do curso, devem ser apresentados: relatório de casos clínicos, estudo de uma doença, apresentação de biografia de um artista bem como trabalho artístico.
Os alunos são acompanhados pela Coordenação Pedagógica durante toda a Formação e devem apresentar trabalhos intermódulos como reforço do
aprendizado de cada módulo. São feitas avaliações sobre os trabalhos entregues.
Para maiores detalhes sobre o currículo do curso, só clicar no botão abaixo:
É com grande alegria que estamos abrindo a Turma 2, que terá início em:
Fevereiro de 2021.
Para maiores informações mande seu e-mail para:
toreformacaotaa@gmail.com
Clique no botão abaixo para se inscrever: